top of page

BARAKEI - Mishima, por Eikoh Hosoe 

20 outubro 25, Coimbra.

A galeria de arte Ochre Space, em Lisboa, organizou em janeiro, no centenário do nascimento de Yukio Mishima, a primeira exposição em Portugal do fotógrafo japonês Eikoh Hosoe. Seis mil frustrantes quilómetros impediram-me então de estar presente e contemplar um dos marcos da fotografia da 2ª metade do séc. XX.

Agora, a edição de 2025 do Fólio, em Óbidos, ofereceu-me este pequeno prazer que junta duas estrelas do meu firmamento.

_DSC3712.jpg

Diário de uma guesthouse

27 setembro 25, Coimbra.

Dez meses de confinamento voluntário numa pequena ilha no Equador. Horas e horas de profundo isolamento na modorra do meu quarto, ora desmesurado, ora claustrofóbico, numa guest house do Campo de Milhos, São Tomé. Lá fora, o calor húmido equatorial contrastava com a atmosfera condicionada e, graças à fibra ótica, cosmopolita do quarto, uma janela aberta para a Nova Iorque de Robert Frank e Helen Levitt ou para os bairros de Tóquio de Daidô Moryama. Uma vez ou outra regressava ao alpendre para ver o céu desabar em chuva torrencial…

_DSC0306-2.jpg

"Peixes-voadores e ossobôs"

22 junho 25, STP.

São 76 fotografias a preto e branco, em jeito de crónica visual que pretende aflorar algumas das muitas camadas deste país que escolhi para viver durante quase um ano. A exposição foi inaugurada no passado dia 20 e foi pensada com o objetivo solidário de venda das fotografias expostas, revertendo os donativos para a "Casa dos Pequeninos" de São Tomé.... E foi um sucesso!

Muito obrigado e um bem-haja a todos!

WhatsApp Image 2025-06-22 at 17.39.23 (1).jpeg

Surfing São Tomé

15 junho 25, STP.

São Tomé e Príncipe não é um destino de surf evidente. Ainda assim, com as devidas condições de vento e de mar, encontram-se alguns spots bem interessantes, como a direita junto à praia da Rádio Voz da América.

Estas imagens focam-se sobretudo na comunidade local de surfistas, alguns dos quais com nível de campeonato e com muitas crianças com vontade de aprender, ainda que os meios escasseiem.

_DSC8843.jpg

Birdwatching São Tomé

7 junho 25, STP.

"Há algum país no mundo, outro par de ilhas, que possua extremos como São Tomé e Príncipe? (...) Onde mais podemos encontrar um beija-flor gigante, um tecelão gigante e um íbis anão? Onde mais, numa supergície tão pequena como São Tomé. algém pode encontrar savanas quentes e altas montanhas cobertas por florestas húmidas?"

 

Nigel Colar, BirdLife​ International, in As Aves de São Tomé e Principe, um Guia Fotográfico.

_DSC4151.jpg

Peixes voadores

9 março 25, STP.

O mar do qual emerge a ilha de São Tomé é o prolongamento cálido e natural dos campos de futebol improvisados, dos terreiros e de qualquer ruína onde se juntam hordas de crianças quando não estão na escola. Para elas, o mar é sustento e trabalho quando acompanham o pai, é aprendizagem quando pescam desde que nascem, é brincadeira, é ginásio, é um torneio olímpico…

Praia das Conchas, STP.

_DSC8037.jpg

Manhã nos "fardos"

12 janeiro 25, STP.

O mercado dos “fardos” de roupa, calçado e acessórios usados é o grande centro comercial das comunidades santomenses. Na cidade, todos os domingos pela manhã, junto a um dos antigos e escalavrados mercados municipais, no chão de asfalto que já foi e nos passeios que já não são, espalha-se tudo o que a Europa já não usa e vende-se por tuta e meia a quem pouco mais tem do que tuta e meia, tudo num turbilhão de cores vivas, gritaria, risos, movimento, calor, cheiros e fedores… até que fica de noite a meio da manhã e entra o vento a varrer o terreiro, antes de uma grande e prolongada chuvada lavar tudo até próximo dilúvio e remeter a baixa de São Tomé ao seu ritmo mais calmo de domingo de manhã.

_DSC5493.jpg

Passantes

10 dezembro 24, STP.

Praia Emília, São Tomé, final da tarde. O sol baixo no curto ocaso equatorial realça os contrastes em quem vai passando entre a lente e o Golfo da Guiné. Estes passantes, caminhando indolentemente, sentados no assento de trás de uma mototáxi cintilante, espremendo-se no interior corroído de um “iace” medieval ou acelerando despreocupadamente em duas ou quatro rodas todas desalinhadas, dirigem-se ao final de mais um dia colorido e barulhento.

_DSC4535.jpg

Danço Congo, Vera Cruz de Pantufo

25 novembro 24, STP.

Depois de váris semanas a procurar aqui e ali a próxima atuação de um grupo de danço congo, eis senão que tropeço literalmente no Vera Cruz de Pantufo a atuar em casa para turistas de um cruzeiro fundeado ao largo.

O danço congo é, segundo as investigaçõesmais recentes, a única manifestação cultural sãotomense que não foi trazida do exterior, tendo sido criada pelos próprios ilhéus e não se sabe bem quando. O que se sabe é que este grupo, residente em Pantufo, foi formado em 1950 e dois dos seus membros fundadores ainda estão no ativo.

_DSC3872.jpg

Apontamentos da rua, vol. I

17 novembro 24, STP.

A rua e os desafios antagónicos de quem quer registar momentos! Nem demasiado longe, nem demasiado perto do sujeito que, normalmente, não quer ver o seu momento registado. Há sempre a alternativa de compor o fotograma com várias camadas e deixar a pintura ganhar forma. As ruas de São Tomé são um vibrante e inebriante cavalete no qual as telas se vão enchendo a um ritmo alucinante!

_DSC3120.jpg

Apontamentos da floresta, vol. I

14 outubro 24, STP.

A subida em altitude a partir da cidade-capital em direção ao interior da ilha, entrando no PN de Obô ou na sua zona tampão, leva-nos às densas florestas que cobrem este território e ao mundo das já centenárias e mais remotas roças de cacau.

Absorver todo o conhecdimento sobre este sistema agroflorestal não é fácil, mas vão-se guardando alguns apontamentos, obtidos ora no silêncio húmido da mata sob a chuva equatorial, ora por entre o canto de pássaros desconhecidos e de cores impossíveis.

_DSC1755.jpg

Lavadeiras

5 outubro 24, STP.

HOMENAGEM A TODAS AS LAVADEIRAS DO MUNDO, INCLUINDO AS MINHAS AVÓS!Sábado é dia de lavar roupa. Cada rio, cada ribeiro, cada poço e cada charco é uma palete de cores, de movimento, de conversas e de risos. Da ponte da EN2 até à sua foz. o rio Abade veste-se com as cores do povo na sua indumentária de sábado.

_DSC9285 - Cópia.jpg

Pesca grossa

17 setembro 24, STP.

Praia de pescadores junto ao Club Santana numa tranquila tarde de sábado.Primeiro surge do lado do ilhéu Santana uma canoa e logo manobra à vela pela enseada até à praia, escondido e mantido fresco por ramos de palmeira, um belo exemplar de tubarão com dois metros e tal, pescado à linha, a pulso.Logo logo, outra canoa à vela na mesma trajetória de regresso de algumas horas de mar, trazendo no seu ventre um enorme marlim-branco, também ele capturado à linha e a pulso, dando luta durante 40 minutos até se render.

_DSC9285 - Cópia.jpg

São Tomé e Príncipe... o início!

1 setembro 24, STP.

Aterrar em São Tomé e ter como guarda de honra um magnífico disco laranja quase a tocar o horizonte só pode ser um bom presságio para o futuro!Uma vez de pés no chão e respirando o primeiro ar quente e húmido do equador, lembro-me de que, logo ali a este, África Continental adentro, nas profundezas do Congo, esconde-se o Sr. Kurtz, de "O Coração das Trevas" (Joseph Conrad) e, a oeste, a 8.000 km, nos confins da Amazónia, vagueia o Sr. Fitzcarraldo/Klaus Kinsky (Werner Herzog)... não me posso queixar da companhia! Mas, sendo esta página um fotoblog, espera-se que, para além de ser sobre fotografia, haja fotografias!

IMG_20240829_114247 (1).jpg

© 2024 JP SIMÕES.

bottom of page